Cada dia surge alguém com uma versão diferente para as músicas dele. Tem o Bixiga 70... Thalma de Freitas.. Mariana Aidar... Seu Jorge.... fora os desconhecidos. Bem bacana!
Mas...... me incomoda quando a pessoa não informa de quem é a música, e simplesmente toca ou canta, como se fosse dela...
Essa questão é clássica, antiga. Ary Barrososo era um cara que EXIGIA no seu famoso programa de calouros da época áurea das rádios (acho que era a Nacional, não tenho certeza), que o cantor soubesse e informasse CORRETAMENTE o nome do autor da música. Senão, não cantava!!
Uma forma de se trabalhar a memória musical brasileira e valorizar os nossos compositores que tanto suam e lutam para conseguir colocar suas músicas no mercado e tentar viver dignamente de seu produto. Hoje meu pai é isso tudo aí, mas passou por muuuuuuuuuuuita dificuldade e mendigou trabalho. Se fôssemos viver da música, dos direitos autorais, estaríamos na sarjeta.
Pesquisando meu pai na rede, como faço sempre, descobri mais uma versão de 'Desengano da Vista' (essa é a campeã por enquanto né..rsrsr). Ao abrir o link, do Lucio Maia Maquinado no youtube, num festival em Pernambuco, não vi, nem ouvi, em nenhum momento o nome do meu pai como o autor da música.
Entrei em contato com ele e já colocou os créditos! Muito legal.
Ou seja, mais uma vez, o público não vai saber quem é o verdadeiro compositor e assim se vai a memória musical e cultural do Brasil por água abaixo....
O que importa é o produto. Mas sem o criador o que o intérprete cantaria? E o que o público ouviria?
Ary Barroso...... precisamos de milhares de você por aqui.
SOCORRO!!!
'.... O BRASIL NÃO CONHECE O BRASIL.....'
(Aldir Blanc)
Nenhum comentário:
Postar um comentário