abril 04, 2011

Direitos Autorais: Reedição ILEGAL do LP KRISHNANDA na Europa

Sempre pesquiso o nome do meu pai na internet... e a cada dia aparece uma nova referência. 

Sei de uma banda em São Paulo (Bixiga 70) que toca 'Desengano da Vista' com um arranjo muito legal... (inclusive ela está para gravar um cd) ...de uma cantora (Mariana Aydar) que cantou 'Um Só' num show, muito bonito... sei que o LP KRISHNANDA é baixado livremente na internet (como quase tudo hoje em dia)... até aí tudo bem. 

Mas, se alguma música for gravada, em cd, com lançamento comercial, é necessário ser pago os direitos autorais. 

Outro dia recebi um email de uma gravadora da Inglaterra querendo relançar o Krishnanda.... o camarada foi na Sony (que detém os direitos) e esta negou.... depois me mandou email querendo um contrato..

Aí, na mesma semana, pesquisando, vi que estavam vendendo um  Krishnanda por R$ 250,00... achei barato (porque ele chega a 900,00) e quando entrei no link, a surpresa:

LP original foi  reeditado, reprensado em LP !, na Europa em 2010, com tiragem de 500 exemplares!!

Sendo vendido sem pagar direitos autorais!!! 

Aí, tem alguém lucrando nesta história... que não é a gravadora, muito menos o artista, aqui no caso os herdeiros...

Lá vou eu ter que procurar a Sony e um advogado de direitos autorais.

Aliás, desde a 'ida' do meu pai deste planeta, seus direitos autorais praticamente sumiram. Os vindos do exterior, que sempre foram a maioria (porque será?) definitivamente desapareceram.

Que estranho né? Vai me dizer que não é mais executado em toda a Europa, Japão, Israel, etc.....?!

Pois é... meu pai sofreu muito no meio para conseguir gravar suas composições que hoje são valorizadas.... passou muitas dificuldades.... vivia implorando trabalho.. mas nunca desistiu de viver de sua música.. nunca deixou de confiar no seu talento... mas sempre foi nadando contra a corrente.

Então chega alguém que pega um LP raro e acha-se no direito de faturar  sozinho em cima deste álbum. Mais um parasita de um artista criador... o mundo tá cheio de exemplos disso, há séculos.

Estou de olho....

Um abraço a todos,
LYS ARAUJO

4 comentários:

  1. Caramba Lys...
    mete bronca mesmo..
    ouvir na internet, gravar um cdzinho pra vc ouvir no carro.. até aí ainda vai..
    mas prensar o LP na moita é Phoda mesmo..

    ResponderExcluir
  2. É um absurdo, volta-e-meia ficamos sabendo destes lançamentos clandestinos na Europa e Japão, principalmente. Sem que o artista ou herdeiros sejam ressarcidos, ou, sequer, avisados...

    ResponderExcluir
  3. Fiquei feliz no final do ano passado quando um amigo comntou a reedição do LP de seu pai. Mas hoje fiquei decepcionado com a forma que isso "não" foi feito. E com a falta de prestações de contas dos direitos autorais. Descobri Pedro Sorongo através de um cópia de cd que um amigo tinha de má qualidade... mas isso não atrapalhou a qualidade artistica desse que hoje considero um dos grandes musico no meu universo .

    ResponderExcluir
  4. Pois é Leo....
    como eu disse, os compositores,desde que começaram a existir, passam por isso... é uma luta durante a vida inteira para serem reconhecidos, valorizados, e conseguirem viver de sua arte. E pós morte, é muito pior... e sempre existe o esperto.. o sangue-suga.

    ResponderExcluir